Coisas que você deve saber para não perder muito tempo e aproveitar melhor sua viagem. Sem frescuras e sem cafonice.
março 07, 2012
Metrô ou táxi
Eu amo amo amo o metrô de NYC, por diversas razões, mas para chegar em Manhattan acho que a melhor opção é o táxi. Pelo metrô também não é difícil, mas quando chegar no seu destino, terá que subir escadas para sair da estação e depois andar até o seu hotel, por isso... por mais que você tenha uma mala minúscula, vai ter um certo trabalho. Depois de horas de viagem, acho que não dá. A grande maioria das estações do metrô não tem escadas rolantes ou elevador até a rua, algumas têm vários lances de escada até chegar lá. Há um elevador sim, mas ele quase nunca te leva para o térreo (e o cheiro dentro deles é horrível). Kkkkkkkkkkk, até agora só falei mal, vou assustar até! Não se assuste, o metrô é ótimo. É muito prático, conveniente, rápido, barato, e ainda te permite conhecer como é a vida das pessoas de lá um pouco. Enquanto você espera sua estação X, você descansa. Nossa, às vezes dá vontade de deixar passar, só para ficar mais um pouquinho lá, só olhando o povo... Eu adoro ficar observando as pessoas, adoro mesmo. Continuando, o metrô é impressionante, é muito eficiente, chega na horinha que é para chegar e tem estações em todos os cantos mais remotos da cidade, assim é possível descer em um lugar, andar, andar, e depois pegar em outro, sem planejar nada. Quando você cansa sempre tem um por perto! Algumas estações podem parecer meio estranhas, porque eles não ficam colocando granito do chão ao teto, como aqui, afinal por ali passam milhares de pessoas por dia, não tem nada além do necessário. Claro, algumas são melhores, outras piores. Na estação você compra seu bilhete, lá tem uma máquina super fácil de usar, que aceita dinheiro ou cartão (travel money também). Você escolhe o valor. Aliás, é assim: pode ser com X dólares de crédito para você ir gastando conforme passa na catraca. Ou você pode comprar pelo tempo, por exemplo, sete dias por $29, podendo usar quantas milhões de vezes quiser.
Vou colocar um link para esse assunto específico. Onde comprar e como. É uma explicação do próprio metrô. (Igualzinho o daqui, dá uma olhadinha no site) http://www.mta.info/metrocard/mvms/index.htm
Também pode comprar no guichê, mas em algumas estações não tem. Os preços variam, uma viagem só de ida custa 2.50, quanto mais crédito você colocar mais barato fica.
Se por acaso seu cartão der algum problema, não liberar sua passagem, continue tentando que uma hora dá certo. Agora, se ficar sem funcionar mesmo, você tem que pegar um envelope no guichê e mandar o cartão pelo correio, para que eles reembolsem o dinheiro. Ainda assim, se não tiver jeito, há uma porta para emergência, para deficientes, para carrinhos de bebê, ao lado das catracas. Você não é allowed, não é permitido, mas em caso de necessidade... Só não vale por a culpa em mim se levar uma bronca. E tenha seu cartão VÁLIDO, CLARO, nas suas mãos. Não vai dar uma de espertinho e não pagar. Se quiser verificar quanto tem de crédito, há uma máquina para passar seu cartão. No próprio guichê ou na parede.
Se ficar inseguro pode ir lá no site, do lado direito há um Trip Planner. Você coloca os dados e ele te fala direitinho, tudo, onde você deve entrar, virar, sair, e que horas o trem chega e quanto tempo demora a viagem. Igualzinho o daqui. http://www.mta.info/
O bilhete do metrô te dá direito a pegar ônibus, mas é muito devagar, eu não gosto, a gente perde muito tempo. Mas você pode usar o mesmo crédito para os dois, por duas horas.
Agora que já fiz meu papel de fã do metrô, posso falar dos táxis. Também são bons, pode ser uma boa maneira de conhecer mais a cidade, principalmente se for um percurso mais longo. Se for perto o melhor mesmo é ir andando, vai ser mais rápido, com certeza. Mas têm algumas desvantagens (nem tanto pelo preço). O trânsito, principalmente por volta das cinco horas da tarde (no Soho é impossível). Nesse horário também é difícil encontrar um que pare. É hora de troca de turno dos motoristas, hora de maior movimento de passageiros, e alguns fazem um intervalo, têm que parar o carro para fazer suas rezas da tarde.
Não esqueça de dar a gorjeta, de 15 ou 20%. É praxe. A tarifa do táxi do aeroporto para Manhattan é fixa, 45 dólares.
Se, por acaso, estiver tão cansada, pensando se compra ou não aquilo (aquela bolsa) e acabar esquecendo alguma coisa, não se desespere, nem brigue com ninguém, você pode procurar nos achados e perdidos dos Yellow Cabs. O endereço é http://www.yellowcabnyc.com/lostandfound é só procurar na lista. A maioria reporta lá o que achou. Gente, isso acontece mesmo. Nem vou falar que é igualzinho aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário